quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ordenação Presbital de Frei Diniz, filho de São Miguel em Caruarú-PE

Aconteceu na última terça feira, dia 29 de janeiro, em Caruarú-PE, a ordenação presbiteral de Frei Diniz, filho de São Miguel, para a Santa Igreja. Estiveram presentes caravanas de São Miguel com a família, os padres da Paróquia e seminaristas. Dom Frei Magnus, bispo de Salgueiro-PE presidiu a Santa Missa de Ordenação. Confira as fotos abaixo:



quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Experiência Missionária do Seminarista Davi em Porto Velho - Rondônia




De 28 de dezembro de 2012 à 21 de janeiro de 2013 a Arquidiocese de Porto Velho - Rondônia realizou a 1ª Experiência Missionária estando presentes: padres, seminaristas, religiosos e uma leiga de diversos estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia. Da Diocese de Santa Luzia de Mossoró-RN, foram enviados três seminaristas da turma de teologia: Davi França, Glaúdio Costa e Demétrio Freitas. No total éramos cerca de 60 missionários de 11 estados brasileiros.




A área missionária fica localizada numa região de 250 quilômetros de extensão, onde estão 64 comunidades estas foram dividas em 5 setores, porém esta experiência foi realizada no setor 2 – União Bandeirantes que compreende 20 comunidades. na divisa de Rondônia com os estados do Acre, Amazonas e a Bolívia.  Essas comunidades e mais ainda 3 comunidades que estão na cidade de Porto Velho e formam a Paróquia S. João Bosco e são atendidas pelos Padres João Batista, Miguel e Genecy, da Arquidiocese de Niterói. 



A missão consistiu em visitas as famílias, encontros com os líderes de comunidades; agentes de pastoral; crianças, adolescentes e jovens; celebrações da Palavra e da Eucaristia. Antes de saímos em missão tivemos 3 dias de formação, ao término fizemos uma avaliação de como tinha sido a experiência missionária para assim ajudar nas futuras experiências. E logo depois tivemos uma manhã de espiritualidade com Dom Esmeraldo (arcebispo de Porto Velho-RO), agradecendo a Deus pelo projeto realizado em nossa vida e na vida de tantas pessoas que visitamos.




Esta experiência serviu de fortalecimento na caminhada, como também para que possamos nos sensibilizar com outras realidades existentes em nosso país. E com isso procurarmos ser no futuro missionários presbíteros, que possam amar e cuidar do rebanho confiado. Agradeço a minha diocese pela oportunidade de fazer esta experiência e que todos nós possamos rezar sempre mais pelas vocações para possa surgir pessoas capazes de serem autênticos missionários de Jesus Cristo.



Daví França
Seminarista do 3º ano de Teologia.
*Fotos e Texto: Arquivo do Seminarista

domingo, 20 de janeiro de 2013

Arquidiocese de Natal inicia preparação para a JMJ Rio 2013


A arquidiocese de Natal inaugura a fase de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, Rio 2013, promovendo, a partir do próximo dia 26, na Catedral de Natal, o primeiro "Ilumina Fé". 

O encontro acontecerá mensalmente, iniciando sempre às 22h, com a celebração da Missa. Após a Eucaristia,  os jovens participarão do Terço da Juventude, seguido da Catequese para a Jornada. O ponto alto da noite será às 2h com exposição e adoração ao Santíssimo Sacramento, seguindo com a Vigília dos Jovens Adoradores até às 6h. Ao longo da noite, haverá animação, formação com o YouCat, momentos de adoração, agradecimento e de louvor.

“O objetivo é continuar com esse projeto mesmo após a Jornada. Acredito que o "Ilumina Fé" será uma excelente oportunidade de conversão, solidificação da fé e perseverança da caminhada dos nossos jovens.”, afirma o coordenador e idealizador do evento, o Diácono Inácio Lopes.

O evento é uma iniciativa do Setor da Juventude da Arquidiocese de Natal e conta com o apoio e planejamento de voluntários da JMJ, além de outros jovens e casais.  Segundo a organização do encontro, o “Ilumina Fé” é um momento ideal para a integração dos jovens para a JMJ, bem como de formação e preparação para os seus voluntários.

Da redação, com Jovens Conectados*


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Urgente: Cadastro dos Catequistas



A Comissão Diocesana de Catequese, através da coordenação de comunicação, convoca todos os padres, coordenadores e catequistas para a realização, imediata, do cadastro de todos os catequistas de suas respectivas paróquias e comunidades.

Para isso, é necessário acessar o site da CNBB (catequistas.cnbb.org.br) e preencher a Ficha com os dados pessoais dos catequistas. Algumas informações são obrigatórias, como por exemplo, o CPF. Sem o número do CPF, não há possibilidade do cadastro.

É imprescindível informar o nosso Regional (Regional Nordeste 2), a nossa Diocese (Diocese de Mossoró), enfim todos os campos destinados a preenchimento.

Solicitamos urgência no cadastro, pois a Comissão Bíblico-Catequética – CNBB pretende fazer um balanço total dos catequistas no Brasil e nossa Diocese não pode ficar de fora. Esse cadastro é de extrema importância para a Igreja no Brasil. Portanto, incentive o cadastro dos catequistas de sua localidade o mais breve possível. Não queremos que fique um catequista sequer sem o cadastro.

Foram enviadas Fichas Cadastrais para as paróquias, mas as mesmas não estão chegando conforme o combinado. Portanto, aqueles que preencheram essas fichas, mas que ainda não enviaram, acessem o site (catequistas.cnbb.org.br) e realizem o cadastro de seus catequistas. Aqueles que não preencheram as fichas farão da mesma forma.

Contamos com a compreensão de todos. Abraço fraterno.
Edmiray Bezerra.

Profissão Religiosa (Votos Simples) de Ir. Marcos

Aconteceu neste domingo, na Solenidade do Batismo do Senhor, em Fortaleza/CE, a Celebração Eucarística onde foi recebido pela Me. Analiza Galle os votos simples do Ir. Marcos Félix, sendo o terceiro irmão professo do Ramo Masculino dos Irmãos da Sagrada Face. A Celebração foi presidida pelo Bispo Auxiliar de Fortaleza, Dom José Luís de Vasconcelos e contou com a presença de toda comunidade religiosa dos Irmãos e algumas das Irmãs. Veja as fotos abaixo:



 









Ir. Marcos e a Família Religiosa dos Irmãos da Sagrada Face

Ir. Marcos e a sua Família Biológica

Fotos: Facebook do Ir. Marcos

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lançamento Nacional da Campanha da Fraternidade 2013 será em Natal



Será lançada no dia 13 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, mais uma edição da Campanha da Fraternidade (CF). Esse ano o tema será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me!” (Is 6,8).
Após 21 anos da Campanha da Fraternidade de 1992, que abordou como tema central a juventude, a CF 2013, na sua 50ª edição, terá a mesma temática. A acolhida da temática “juventude” tem como objetivo ter mais um elemento além da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) para fortalecer o desejo de evangelização dos jovens.

O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Eduardo Pinheiro, explicou que uma das metas principais da CF de 2013 é olhar a realidade juvenil, compreender a riqueza de suas diversidades, potencialidades e propostas, como também os desafios que provocam atitudes e auxílios aos jovens e aos adultos.
O objetivo geral da CF é acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna, fundamentada na cultura da vida, da justiça e da paz.
“Dentro do sentido da palavra 'acolher' está o valorizar, o respeitar o jovem que vive nesta situação de mudança de época e isso não pode ser esquecido”, destacou o presidente da Comissão da CNBB.

LANÇAMENTO NACIONAL SERÁ EM NATAL (RN)
A programação de lançamento nacional será em Brasília, na sede da CNBB e também na cidade de Natal (RN), arquidiocese que deu início à Campanha, em 1962.

O arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira da Rocha, falou da satisfação da arquidiocese em sediar o lançamento da CF 2013. “Será um momento de resgate da história da Campanha da Fraternidade, que começou aqui. Ficamos muito felizes pela compreensão da CNBB em nos conceder a alegria desse momento, na história da Campanha. Para nós, é muito significativo”, disse o arcebispo.

O secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, lembrou que a edição de 2013, além de ser um momento comemorativo, será também um momento de revisão da Campanha da Fraternidade. “A Campanha tem um forte poder de evangelização e, por isso, precisamos, cada vez mais, aprimorá-la”, ressaltou. Ele lembrou que a decisão de fazer o lançamento da em Natal foi do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), da CNBB.

Para o lançamento, ficou definida uma visita ao município de Nísia Floresta (RN) – lugar onde a Campanha teve início, na manhã da quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013; ainda no dia 14, à tarde, haverá uma entrevista coletiva com a imprensa; no dia 15, será realizado um seminário sobre a temática da CF 2013 – “Fraternidade e Juventude”. Neste mesmo dia, às 17 horas, será realizada a solenidade oficial de lançamento, e, às 20 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada missa, seguida de um show.
Segundo o padre Luiz Carlos, antes, no dia 13, quarta-feira de cinzas, em Brasília, a presidência da CNBB receberá a imprensa, em entrevista coletiva.

Fonte: Diocese de Mossoró / CNBB

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Bento XVI dá dicas para viver bem as férias


Bento XVI durante período de descanso na residência pontifícia de Castel Gandolfo.

Em janeiro, inúmeras pessoas procuram deixar o ritmo exaustivo do dia a dia para buscar descanso, lazer ou qualquer atividade que fuja do estilo de vida que as embalaram durante todo o ano.
De acordo com o Papa Bento XVI, as férias devem ser acolhidas como dom de Deus, um tempo de descanso e motivação para recobrar as forças físicas e espirituais. Além disso, elas são também uma oportunidade para dedicar mais tempo à família e à oração.
"No mundo em que vivemos, é indispensável recuperar energias para o corpo e o espírito, especialmente para aqueles que vivem nas cidades, onde as condições de vida, às vezes frenéticas, deixam pouco espaço para o silêncio, a reflexão e o saudável contato com a natureza", afirmou o Santo Padre em julho de 2005, durante suas primeiras férias como Pontífice.  

Dicas para viver bem as férias 
Em 2011, durante seu período de descanso em Castel Gandolfo, na Itália, Bento XVI deu dicas valiosas para quem deseja viver bem este tempo de férias.
Em primeiro lugar, o Santo Padre convidou, a quem pode repousar durante esses dias, a procurar viver de modo novo as relações com os outros e com Deus. "Abri um largo espaço para a leitura da Palavra de Deus, particularmente o Evangelho, que, certamente, colocareis na vossa bagagem de férias!” 

A segunda dica é proteger a criação em torno a nós, admirar a beleza e sentir a presença e a grandiosidade do Criador. "A realidade divina está escondida em nossa vida diária como sementes enterradas no solo. A nós, cabe fazê-las frutificar."

A terceira indicação é que os viajantes e peregrinos descubram com curiosidade inteligente e profunda os monumentos do passado como testemunho de cultura e fé, verdadeiro patrimônio espiritual de vínculos com as raízes culturais, lugares – como as catedrais e outras igrejas - em que a beleza ajuda a reconhecer a presença de Deus. "Que o Espírito Santo, que vê os corações, inspire-vos a rezar nesses lugares, dar graças e interceder pela humanidade do terceiro milênio!".

Na quarta dica, disse o Papa, "somos convidados a dedicar o tempo de férias a buscar a Deus e pedir que Ele liberte a todos nós da carga desnecessária. Peçamos ao Senhor um coração inteligente e sábio que o encontre. Que o exemplo da Virgem Maria nos ajude!”
Por fim, nas últimas férias do Pontífice, em julho de 2012, Bento XVI indicou um caminho simples, porém, eficaz para aqueles que desejam viver bem o período de descanso: "Nesta temporada de verão, não coloquem Deus de férias! Pensem em rezar e em ir à Missa aos domingos!"

fonte: cancaonova.com

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

40 anos da RCC Mossoró e Posse da nova Coordenação

"Aos pés da Cruz com Maria, para amar e servir na graça de Pentecostes!"

É com imensa alegria que a Renovação Carismática Católica da Diocese de Santa Luzia de Mossoró convida a todos para a Celebração Eucaristica em Ação de Graças pelos seus 40 anos em nossa Diocese. Na oportunidade apresentaremos a nova coordenação para o biênio 2013-2014.

Que a graça e a paz de Jesus e Maria estejam com cada um de vocês!
Atenciosamente: Coordenação Diocesana



O “ano novo da juventude” começa


dom_eduardopinheiro_sdb114116_2Brasília, 01 de janeiro de 2013.
CJ-Nº1076/2012

Caros irmãos Párocos e Administradores Paroquiais,
Vigários Paroquiais e demais Presbíteros.

“Serão vocês, jovens, que recolherão a tocha das mãos dos seus antepassados e viverão no mundo no momento das mais gigantescas transformações”

Com esta afirmação profética e mensagem de confiança, o Papa Paulo VI, na conclusão do Concílio Vaticano II em 1963, se dirigia aos jovens e, quem sabe, a muitos de vocês, que hoje são sacerdotes e religiosos. Passados estes cinquenta anos, vislumbramos estas gigantescas transformações incidindo principalmente na vida dos jovens. Junto aos benefícios, a tão falada “mudança de época” tem trazido grandes desafios para a realização de sua vida e o amadurecimento da sua vocação de discípulos missionários. No final de sua reflexão, o Papa ainda afirmava sobre a perene missão da Igreja de garantir a novidade dos tempos: “A Igreja olha para vocês com confiança e com amor. [...] Ela é a verdadeira juventude do mundo”. Certamente, a partir desta convicção e motivação os pronunciamentos posteriores de nossa Igreja latino-americana e brasileira se encheram de coragem para garantir em sua história um espaço privilegiado para a juventude.

E agora estamos aqui, às portas de 2013, um ano todo especial para a Igreja do Brasil que deseja entender melhor a vontade de Deus por meio da vida, da fala, da presença, da participação dos jovens em seu meio! Propomo-nos a acreditar mais nos jovens, como agentes de transformação, sujeitos de direitos, amigos privilegiados de Jesus Cristo, verdadeiros missionários entre os próprios colegas.

Em 2013, emprestemos os olhos dos jovens para enxergar com mais realismo os sofrimentos do mundo e as belezas do tempo presente! Escutemos com seus ouvidos o cântico que gera esperança e o grito daqueles que não conseguem nem mesmo gritar! Abramos nossas bocas e escancaremos palavras de incentivo aos jovens, convocando-os a se sentarem no lugar que por tanto tempo, em muitos ambientes, ficou vazio por nossa culpa! Afinemos nosso olfato para sentir o perfume da vida de tantos jovens que buscam viver com coerência sua vida de cristão e cidadão, exalando o desejo de santidade pessoal, de fraternidade universal, de sociedade sem misérias e violências! Aproximemos o nosso coração ao coração deles para nos renovarmos no ardor pela vida, na sensibilidade pelo presente, na paixão pelas pequenas coisas, na exigência pela verdade, na vibração pela vocação assumida. Sintamos nossas mãos agindo pelas mãos dos jovens! Caminhemos pelos novos areópagos que somente os jovens podem nos mostrar! Com eles, ousemos mudar aquelas estruturas arcaicas que não só não falam mais aos jovens, mas também não falam mais de Deus e de seu projeto de Reino.

Deus está nos abençoando com este “ano novo da juventude”: Campanha da Fraternidade, Jornada Mundial da Juventude, Semana Missionária! Cresce o interesse em priorizar este tema nas dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, etc. Estamos certos de que não somente a juventude será beneficiada com as nossas novas atitudes, projetos, mentalidades, mas a própria Igreja que é chamada a se espelhar nela para manter viva a chama e o compromisso de amar sem limites, a todos e com tudo. Sem dúvida, as novas gerações necessitam da Igreja; mas Ela não conseguirá cumprir plenamente sua missão se não se render à perene novidade do Espírito Santo que fala a todos, mas quer passar de um modo todo particular pela vida, linguagem, cultura, coração dos jovens que, na sua essência, são capazes de quebrar barreiras, ousar novidades, agir apaixonadamente, amar sem medida, sacrificar-se pelas grandes causas, viver cada instante presente como se fosse único. Os jovens têm muito a nos ensinar; é só estarmos ao seu lado e dizer-lhes: “chamo-vos amigos”, os amamos com o coração de Cristo, o eternamente jovem e portador de novidade!

Feliz Ano Novo nas asas do Espírito Santo que nos garante a paz e nos conduzirá às urgentes novidades, no aconchego dos braços de Maria, Mãe de Deus e nossa, no coração dos jovens que nos aguardam ansiosos por novas batidas de amor.

Dom Eduardo Pinheiro da Silva, sdb
Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Santa Missa da Passagem de Ano Novo

Uma enorme multidão micaelense, se reuniu nesta segunda feira (31/12) na praça da matriz de São Miguel, para agradecer a Deus por todos momentos vividos em 2012. Foi uma belíssima Missa, com a participação maciça e ativa do povo de Deus em esperar pelo Ano Novo. Confira as fotos abaixo:







Para visualizar mais fotos CLIQUE AQUI