quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Experiência Missionária do Seminarista Davi em Porto Velho - Rondônia




De 28 de dezembro de 2012 à 21 de janeiro de 2013 a Arquidiocese de Porto Velho - Rondônia realizou a 1ª Experiência Missionária estando presentes: padres, seminaristas, religiosos e uma leiga de diversos estados do Brasil: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraná, Bahia, Espírito Santo, Tocantins, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Rondônia. Da Diocese de Santa Luzia de Mossoró-RN, foram enviados três seminaristas da turma de teologia: Davi França, Glaúdio Costa e Demétrio Freitas. No total éramos cerca de 60 missionários de 11 estados brasileiros.




A área missionária fica localizada numa região de 250 quilômetros de extensão, onde estão 64 comunidades estas foram dividas em 5 setores, porém esta experiência foi realizada no setor 2 – União Bandeirantes que compreende 20 comunidades. na divisa de Rondônia com os estados do Acre, Amazonas e a Bolívia.  Essas comunidades e mais ainda 3 comunidades que estão na cidade de Porto Velho e formam a Paróquia S. João Bosco e são atendidas pelos Padres João Batista, Miguel e Genecy, da Arquidiocese de Niterói. 



A missão consistiu em visitas as famílias, encontros com os líderes de comunidades; agentes de pastoral; crianças, adolescentes e jovens; celebrações da Palavra e da Eucaristia. Antes de saímos em missão tivemos 3 dias de formação, ao término fizemos uma avaliação de como tinha sido a experiência missionária para assim ajudar nas futuras experiências. E logo depois tivemos uma manhã de espiritualidade com Dom Esmeraldo (arcebispo de Porto Velho-RO), agradecendo a Deus pelo projeto realizado em nossa vida e na vida de tantas pessoas que visitamos.




Esta experiência serviu de fortalecimento na caminhada, como também para que possamos nos sensibilizar com outras realidades existentes em nosso país. E com isso procurarmos ser no futuro missionários presbíteros, que possam amar e cuidar do rebanho confiado. Agradeço a minha diocese pela oportunidade de fazer esta experiência e que todos nós possamos rezar sempre mais pelas vocações para possa surgir pessoas capazes de serem autênticos missionários de Jesus Cristo.



Daví França
Seminarista do 3º ano de Teologia.
*Fotos e Texto: Arquivo do Seminarista

Nenhum comentário:

Postar um comentário