quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas - Dia de jejum e abstinência de carne


Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa e a Campanha da Fraternidade... É um apelo à conversão e a uma renovação interior. As Leituras aprofundam esse tema: "Voltai para mim de todo o coração". (Jl 2,12-18)

A terra de Israel fora invadida pelos gafanhotos. O profeta Joel entendeu que não era castigo de um Deus magoado, porque o povo se afastara do seu Deus, mas um momento de graça, chamando para o verdadeiro sentido da vida. Por isso, dirige o convite do Senhor: "Voltai para mim com todo o coração". Deus está sempre pronto a acolher e a perdoar.


* Hoje o Senhor nos dirige o mesmo apelo: "Voltai para mim de todo o coração". A Quaresma é esse tempo oportuno. Não obstante nossas infidelidades, nossas fraquezas, nossas indecisões, Deus guiará certamente nossos passos para o encontro com ele.



"Deixai-vos reconciliar com Deus". (2Cor 5,20-6,2) Para Paulo, o pecado é um desacordo, um estado de inimizade, entre o homem e Deus. Essa hostilidade deve ser superada, é necessário restabelecer a harmonia.



* A Quaresma é uma oportunidade que nos é oferecida para rever hoje a nossa relação com Deus. "Agora é o tempo favorável! Agora é o dia da Salvação".

A Esmola deve ser "em segredo" e não uma ocasião para se exibir ou para ser elogiado publicamente. "Que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita". * Hoje, mais do que esmola falamos de solidariedade, de partilha, de atenção aos necessitados.

A Oração não deve ser uma repetição monótona de fórmulas, nem mesmo uma lista de petições. Deve ser um Diálogo com Deus para entender e aceitar o seu projeto. Essa Oração é escuta e abertura do coração para nos dispor a acolher os planos de Deus em nós. Requer tempo e ambientes adequados.

O Jejum pregado por Jesus afasta-se do jejum dos fariseus e alinha-se mais com o jejum dos profetas. Não é expressão de luto e de dor, mas sim expressão de alegria pela presença do Reino de Deus no mundo. É interessante notar, que o Novo Testamento fala pouco do jejum. São Paulo não o menciona. Jesus fala disso em apenas duas ocasiões: 
uma para justificar seus discípulos que não jejuam; a outra no episódio de hoje, quando diz o espírito do verdadeiro jejum.

* A Igreja nos exorta, jejum e abstinência de carne... Quem tem ouvidos, ouça!


Nenhum comentário:

Postar um comentário