sábado, 24 de setembro de 2011

Pe. Raimundinho da Paróquia de São João nos reflete sobre a Eucaristia

Nesta quarta noitede novena, o Pe. Raimundinho, da Paróquia de São João em Mossoró, muito bem nos falou sobre a Eucaristia tanto como Sacramento como também como Mistério de Fé. "No sacramento do altar, o Senhor vem ao encontro do homem, criado à imagem e semelhança de Deus, fazendo-Se seu companheiro de viagem. Com efeito, neste sacramento, Jesus torna-Se alimento para o homem, faminto de verdade e de liberdade. Uma vez que só a verdade nos pode tornar verdadeiramente livres, Cristo faz-Se alimento de Verdade para nós", nos comenta Pe. Raimundinho.

Deste modo, a nossa reflexão foi deter-se na instituição da Eucaristia durante a Última Ceia. O fato teve lugar no âmbito duma ceia ritual, que constituía o memorial do acontecimento fundador do povo de Israel: a libertação da escravidão do Egito. Esta ceia ritual, associada com a imolação dos cordeiros, era memória do passado, mas ao mesmo tempo também memória profética, ou seja, anúncio duma libertação futura; de fato, o povo experimentara que aquela libertação não tinha sido definitiva, pois a sua história ainda estava demasiadamente marcada pela escravidão e pelo pecado.

"Ao instituir o sacramento da Eucaristia, Jesus antecipa e implica o sacrifício da cruz e a vitória da ressurreição; ao mesmo tempo, revela-Se como o verdadeiro cordeiro imolado, previsto no desígnio do Pai desde a fundação do mundo. Ao colocar o dom de Si mesmo neste contexto, Jesus manifesta o sentido salvífico da sua morte e ressurreição, mistério este que se torna uma realidade renovadora da história e do mundo inteiro. Com efeito, a instituição da Eucaristia mostra como aquela morte, violenta e absurda, se tenha tornado, em Jesus, ato supremo de amor e libertação definitiva da humanidade do mal" - assim nos falava ele com grande fervor a respeito de Jesus Sacramentado.

Nesta noite houve imensa aglomeração de fiéis nas duas praças que compõem o pátio da Igreja Matriz. Algumas pessoas nos relatavam a grande alegria de estar participando de uma festa de São Miguel, e que muito estavam satisfeitos com tantas palavras bonitas com que os sacerdotes lhes dirigiam. Esta noite acabou marcada com mais uma edição da barraca de São Miguel, como também o jantar de confraternização da festa, na sede da AABB de São Miguel.






Pe. Raimundinho em sua pregação




Diácono Gleidimar com Jesus Sacramentado


Pe. Valdeci, Pe. Raimundinho, Diácono Gleidimar e Pe. Jaime

Um comentário: