sábado, 11 de junho de 2011

DIA 12 DE JUNHO DE 2011 - DOMINGO - A IGREJA CELEBRA DIA DE PENTECOSTES

           A Igreja celebra Neste domingo o Dia de Pentecostes, a manifestação do Espírito santo sobre os discípulos.  A festa do Divino Espírito Santo é uma grande oportunidade para entender melhor uma realidade central de nossa fé Cristã. O espírito de Deus que é nos dado em Virtude de nossa fé em Jesus Cristo.
Depois de 50 dias da Páscoa, celebramos a Festa de Pentecostes.  Segundo o catecismo da Igreja Católica no nº 731 No dia de Pentecostes (no fim das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo se realiza na efusão do Espírito Santo, que é manifestado, dado e comunicado como Pessoa Divina: de sua plenitude, Cristo, Senhor, derrama em profusão o Espírito. É em pentecostes que é comunicado os dons do Espírito Santo.
Portanto, a plenitude do espírito não devia ser apenas a do Messias; devia ser comunicada a todo povo messiânico.  E em pentecostes que os apóstolos proclamas as maravilhas de Deus (At. 2, 11). Pentecostes é a decida do Espírito santo Sobre os apóstolos (Efusão do Espírito Santo).
È em pentecostes que se dá o tempo da Igreja, a Igreja é confirmada pelo Espírito Santo. “No dia de Pentecostes, o Espírito da promessa foi derramado sobre os discípulos, "reunidos no mesmo lugar" (At 2,1), esperando-o, "todos unânimes, perseverando na oração" (At 1,14). O Espírito, que ensina a Igreja e lhe recorda tudo o que Jesus disse, vai também formá-la para a vida de oração” (CIC 2623).
Pentecostes dia da manifestação pública de Jesus - "Terminada a obra que o Pai havia confiado ao Filho para realizará na terra, foi enviado o Espírito Santo no dia de Pentecostes para santificar a Igreja permanentemente." Foi então que "a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação". Por ser "convocação" de todos os homens para a salvação, a Igreja é, por sua própria natureza, missionária enviada por Cristo a todos os povos para fazer deles discípulos (CIC 767).
No evangelho apresenta-nos a presença do Cristo Ressuscitado que cria uma nova comunidade. “No último dia da festa, do dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. “Aquele que crê em mim, conforme diz as escritura, rios de água viva jorrarão do interior” “Jesus Falava do Espírito que deviam recebe os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha dado o Espírito Santo, por que Jesus ainda não tinha sido glorificado (Jo,7, 37-39)”. Porém, Jesus veio mata e sacia a sede da humanidade. Ele é a fonte da água viva.
Então Jesus Gloriosos manda o Espírito Santo de Junto do Pai. No Evangelho de João 20, 19 – 23 -João nos escreve como no próprio dia da Páscoa, Jesus comunica aos apóstolos o Espírito santo, para que exerça o poder de perdoar os pecados, pois é o cordeiro que tira o pecado do mundo “(Jo 1, 29). Os discípulos devem continuar essa missão. Portanto, caríssimos irmãos que neste dia de pentecostes, possamos se deixar ser guiados pelo Espírito Santo de Deus. Rezar pela unidade da a nossa Igreja, de nossas comunidades e a nossa própria família. Amem.


Comentário escrito e apresentado por Pe. Jaime

Nenhum comentário:

Postar um comentário