quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quarta Feira de Cinzas - Dia de jejum e abstinência de carne


Com a bênção e a imposição das CINZAS, iniciamos hoje o tempo Sagrado da Quaresma em preparação à Páscoa e a Campanha da Fraternidade... É um apelo à conversão e a uma renovação interior. As Leituras aprofundam esse tema: "Voltai para mim de todo o coração". (Jl 2,12-18)

A terra de Israel fora invadida pelos gafanhotos. O profeta Joel entendeu que não era castigo de um Deus magoado, porque o povo se afastara do seu Deus, mas um momento de graça, chamando para o verdadeiro sentido da vida. Por isso, dirige o convite do Senhor: "Voltai para mim com todo o coração". Deus está sempre pronto a acolher e a perdoar.


* Hoje o Senhor nos dirige o mesmo apelo: "Voltai para mim de todo o coração". A Quaresma é esse tempo oportuno. Não obstante nossas infidelidades, nossas fraquezas, nossas indecisões, Deus guiará certamente nossos passos para o encontro com ele.



"Deixai-vos reconciliar com Deus". (2Cor 5,20-6,2) Para Paulo, o pecado é um desacordo, um estado de inimizade, entre o homem e Deus. Essa hostilidade deve ser superada, é necessário restabelecer a harmonia.



* A Quaresma é uma oportunidade que nos é oferecida para rever hoje a nossa relação com Deus. "Agora é o tempo favorável! Agora é o dia da Salvação".

A Esmola deve ser "em segredo" e não uma ocasião para se exibir ou para ser elogiado publicamente. "Que tua mão esquerda não saiba o que faz a direita". * Hoje, mais do que esmola falamos de solidariedade, de partilha, de atenção aos necessitados.

A Oração não deve ser uma repetição monótona de fórmulas, nem mesmo uma lista de petições. Deve ser um Diálogo com Deus para entender e aceitar o seu projeto. Essa Oração é escuta e abertura do coração para nos dispor a acolher os planos de Deus em nós. Requer tempo e ambientes adequados.

O Jejum pregado por Jesus afasta-se do jejum dos fariseus e alinha-se mais com o jejum dos profetas. Não é expressão de luto e de dor, mas sim expressão de alegria pela presença do Reino de Deus no mundo. É interessante notar, que o Novo Testamento fala pouco do jejum. São Paulo não o menciona. Jesus fala disso em apenas duas ocasiões: 
uma para justificar seus discípulos que não jejuam; a outra no episódio de hoje, quando diz o espírito do verdadeiro jejum.

* A Igreja nos exorta, jejum e abstinência de carne... Quem tem ouvidos, ouça!


QUARESMA ... Eis o tempo favorável, tempo de CONVERSÃO!

Na Liturgia QUARESMAL da Igreja Católica, a Palavra de Deus orienta-nos a prática da Oração, do Jejum e da Penitencia. Um convite a CONVERSÃO, que passa pela confissão dos pecados e o propósito de busca por uma vida renovada no Espírito. A CONVERSÃO deve ser um processo contínuo do cristão que teme a CRISTO e obedece seus ensinamentos, pois somente Ele tem palavras de vida eterna.

Paróquia de São Miguel promove V Retiro de Carnaval para toda Juventude Micaelense


          A Renovação Carismática Católica de São Miguel, em comunhão com a Paróquia de São Miguel Arcanjo, realizou nos dias 19, 20 e 21, o V Retiro de Carnaval para jovens com o tema: "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo. 21, 15) e o lema: "Alegrai-vos sempre no Senhor" (Fl. 4, 4). Com muita alegria, o retiro contou com a presença de cinco jovens da nossa Diocese: Ferreira Neto, Lourdes Firmino, Paulo Ricardo, Alisson Lima e Luan. Contou também com a presença do Pe. José Mário, Pe. Valdeci e do Diácono Hipólito.
          Dentro da programação, houve adorações, cenáculo com Santíssima Virgem Maria, pregações, III Festa do Detalhe e muito louvor. Todo o Retiro foi muito abençoado e agraciado por Deus, fazendo curas, milagres e prodígios. No encerramento, houve a Santa Missa por cura e libertação na Igreja Matriz e o sorteio da rifa promocional.
          Queremos aqui, agradecer a Deus por toda a boa realização do evento e por fim, queremos cada vez mais oferecer a nossa vida pelo nosso bem amado, o esposo de nossa alma, Jesus!





Para visualizar mais fotos CLIQUE AQUI


sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Programação do V Retiro de Carnaval - RCC São Miguel

DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ
PARÓQUIA DE SÃO MIGUEL ARCANJO
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DE SÃO MIGUEL
SÃO MIGUEL - RN

V Retiro de Carnaval
Tema: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo. 21, 17)
Lema: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl. 4, 4)

PROGRAMAÇÃO

DOMINGO – 19/02/2012 - MANHÃ
08h – Santa Missa de Abertura na Igreja Matriz
09h 30min – Acolhida dos Participantes
10h – Entrada da Imagem de São Miguel Arcanjo e da Santíssima Virgem – Consagração do V Retiro
10h 15min – 1ª Pregação: “É na fidelidade a Deus que caminhamos na fé” (2Cor. 1. 18-24)
10h 45min – Intervalo
11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
12h – Almoço
DOMINGO – 19/02/2012 - TARDE
14h – Louvor e Oração da Tarde
14h 30min – 2ª Pregação: “Senhor ensina-nos a orar” (Lc. 11, 1)
15h 15min – Intervalo
15h 45min – Cenáculo com a Santíssima Virgem Maria (At. 1. 12-14)
17h – Intervalo para a Santa Missa

DOMINGO – 19/02/2012 - NOITE
19h – Santa Missa na Igreja Matriz
20h 30min – Lual no Parque da Lagoa

SEGUNDA FEIRA – 20/02/2012 - MANHÃ
8h – Louvor e Oração da Manhã
8h 45min – 3ª Pregação: “Alegrai-vos sempre no Senhor” (Fl. 4. 4)
9h 30min – Intervalo
10h – Grupos de Partilha e/ou dinâmicas
11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
12h – Almoço


SEGUNDA FEIRA – 20/02/2012 - TARDE
14h – Louvor e Oração da Tarde
14h 30min – 4ª Pregação: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará” (Sl. 22, 1)
15h 15min – Intervalo
16h – Santa Missa (Centro Comunitário)

SEGUNDA FEIRA – 20/02/2012 - NOITE
19h 30min – III Festa dos Detalhes
21h – Encerramento do Dia

TERÇA FEIRA – 21/02/2012 - MANHÃ
8h – Louvor e Oração da Manhã
8h 45min – 5ª Pregação: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo. 21, 17)
9h 30min – Intervalo
10h – Mobilização Nacional de Oração. “Orai então para que o Senhor olhe para o seu povo” (Jd. 8, 32)
11h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
12h – Almoço

TERÇA FEIRA – 21/02/2012 - TARDE
14h – Louvor e Oração da Tarde
14h 30min – 6ª Pregação: “Nova vida em Cristo” (Cl. 3. 1-17)
15h - Testemunhos
15h 15min – Intervalo
16h – Santa Missa por Cura e Libertação na Igreja Matriz



APOIO

REALIZAÇÃO




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Jovens da Paróquia de São Miguel marcaram presença no Bote Fé Pau dos Ferros

"No peito eu levo uma cruz, no meu coração o que disse Jesus."
(Pe. Zezinho, scj)


          Na tarde de ontem, 40 jovens de nossa Paróquia, se reuniram num só louvor, em comunhão com toda Diocese de Santa Luzia, em Pau dos Ferros, para recepcionar os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, a Cruz e o Ícone da Santíssima Virgem Maria, vindos do Vaticano e, peregrinando todo o Brasil, anunciando assim a Jornada.
          A Cruz e o Ícone, chegaram por volta das 17h 30min e fizeram, junto a toda a juventude, o abraço à cidade, com a carreata e ao fim o ato civil com as falas do Sr. Prefeito da cidade de Pau dos Ferros, a do Sr. Bispo Dom Mariano e a do Coordenador da Jornada Seminarista Macílio.
          Após tudo isso, seguiu-se com a Via Sacra, contemplando nas estações, os sofrimentos mais frequentes dos jovens - sexo desenfreado, drogas, alcoolismo, prostituição - até chegar ao local de vigília, no Espaço Éden Club. Lá chegando, houve adoração ao Santíssimo Sacramento e muito louvor com as bandas, DJ Ângelus, Swing do Alto e Magnificat.





Para visualizar mais fotos CLIQUE AQUI

JUVENTUDE, BOTE FÉ!


terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Seminaristas são admitidos às Ordens Sacras. Junto a eles está o Micaelense Davi França.


No último domingo (12), cinco seminaristas foram admitidos ás Ordens Sacras: Deivid Franklin, Demétrio Freitas, Davi França, Eriberto e Ramilson, que diante da assembleia litúrgica se apresentaram como novos candidatos ao diaconato e presbiterato. Agora em diante eles passarão formações específicas a esta nova etapa, se preparando para o primeiro passo da admissão que é o Leitorato. Depois, dando sequência vem o Acolitato e por fim o Diaconato até serem sacerdotes.
Rogamos ao Bom Deus, para que ele derrame suas bênçãos sobre estes jovens que ouviram o seu chamado e o responderam. E pedimos de forma particular, que a Santíssima Virgem Maria os guie, ela que é Mãe, Rainha, Modelo e Mestra dos Sacerdotes ao qual os chama de Filhos Prediletos.
Aos seminaristas, desejamos bons estudos!



FONTE: Seminário Santa Teresinha

Diocese de Mossoró recebe hoje a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora

Hoje, a Diocese de Santa Luzia de Mossoról recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que será no Rio de Janeiro em 2013.




Programação da Cruz e Ícone de Nossa Senhora na Diocese

14 – Assu
16h – Acolhida Cruz e do Ícone de Nossa Senhora da Conceição pelo bispo Dom Mariano, Padre Canindé e Pe Gerônimo, caminhada, Celebração Eucarística, vigília, procissão motorizada, ficção da réplica da Cruz no Santuário dedicada à Beata Lindalva e envio para município de Campo Grande.

15 – Campo Grande
5h – Acolhida na Ponte Nova, procissão e Celebração com louvor na Matriz de Sant”Ana.

15 – Caraúbas
07h – Acolhida com show, carreatas, vista ao Hospital Regional, Santa Missa com o Bispo Dom Mariano, café comunitário e testemunhos de jovens.

15 – Portalegre
12h – caminhada, show e momento de Espiritualidade.

15 – Pau dos Ferros
17h- Acolhida, carreata, cerimonial na Igreja Matriz, via sacra, shows, apresentações culturais, testemunho de jovens e exposição dos símbolos JMJ e as 5h, dia 16, Santa Missa e envio para Itaú. 

16- Itaú
6h- Acolhida dos símbolos, carreata, Santa Missa e show com Divina Luz

16- Apodi
12h – caminhada, visita as comunidades, louvor e momento de espiritualidade.

Escolhido o novo Núncio Apostólico para o Brasil



          A Nunciatura Apostólica acaba de informar que o papa Bento XVI escolheu o novo Núncio Apostólico para o Brasil, sucedendo a dom Lorenzo Baldisseri. Trata-se do atual núncio da Tailândia e Camboja e Delegado Apostólico em Myanmar e Laos, dom Giovanni D’Aniello.
          Dom Giovanni tem 57 anos, nasceu em Aversa (Itália), foi ordenado sacerdote em dezembro de 1978. É doutor em Direito Canônico. Ingressou no Serviço Diplomático da Santa Sé em 1983, tendo desempenhado a sua atividade junto às Representações Pontifícias do Burundi, Tailândia, Líbano, Brasil e Seção para as Relações com os Estados da Secretaria de Estado, no Vaticano.
           Foi nomeado Núncio Apostólico na República Democrática do Congo, em 2001, e em 2010, foi transferido para a Tailândia e Camboja.
           Dom Lorenzo Baldisseri, que foi nomeado secretário para a Congregação para os Bispos, no Vaticano, escreveu uma nota em que agradece ao povo brasileiro, e em especial, aos bispos do Brasil por sua acolhida. “Ao concluir minha missão de Núncio Apostólico no Brasil, confio a estas linhas as expressões dos meus sentimentos de gratidão a todo o episcopado, ao clero e aos fiéis que me acompanharam durante estes nove anos aqui transcorridos, e por me terem facilitado o cumprimento do meu mandato”, disse dom Lorenzo.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

ASSEMBLÉIA PAROQUIAL DE PASTORAL.

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, Diocese de Mossoró/RN, realizou sua VIII Assembléia de Pastoral Paroquial. Durante amanhã de 11/02/12 no Centro Pastoral foi estudado o material da CF-2012: Fraternidade e Saúde Pública e elaborado com todos os coordenadores (as) de Pastorais o calendário de atividades na Paróquia.
Os Padres Valdeci e José Mário, juntamente com o Diác. Hipólito e a Ir. Rosa conduziram os trabalhos.



Nossa missão é EVANGELIZAR!

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

A IGREJA EM CONSTANTE MISSÃO!

A Comunidade Rural CRUZ, que pertence a Paróquia de São Miguel Arcanjo - São Miguel/RN, Diocese de Mossoró, está construindo sua CAPELA. Os trabalhos estão avançados e a comunidade trabalhando em ritmo de mutirão. Várias pessoas doaram o material para construção.
Hoje, dia 10/02/12, o Pe. Valdeci, o Pe. José Mário e o Diác. Hipólito visitaram a comunidade e acompanharam de perto a construção.
A padroeira da Comunidade Rural CRUZ será Nossa Senhora de Lurdes.







A Festa acontece de 02 à 11/02. 

Bote Fé Natal começa hoje!!!


          Hoje, sexta-feira, a peregrinação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), da Igreja Católica, chega à Natal. A preparação para o encontro com o Papa Bento XVI, em julho de 2013, no Rio de Janeiro/RJ, foi denominada "Bote Fé". No Rio Grande do Norte, serão três dias com uma programação ampla. O primeiro evento será a gravação de um DVD com a presença de 25 padres/cantores e grupos musicais católicos. A organização espera um público estimado em 30 mil pessoas oriundas de 11 estados do país.
          O show será realizado em uma arena localizada na praia do Forte, ao lado da ponte Newton Navarro e começa às 17h. Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzotti, Padre Antônio Maria, Cantores de Deus, Banda Rosa de Saron e Banda Dominus são algumas das atrações. De acordo com o Padre Carlos Sávio, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude e coordenador do Projeto Bote Fé no Brasil, o evento será uma oportunidade para os católicos natalenses se prepararem para a visita do Papa. "O Bote Fé vai percorrer 276 dioceses do Brasil e, em Natal, teremos a gravação do DVD. É um momento importante para a JMJ do próximo ano, quando receberemos cinco milhões de jovens de todo mundo".

           O Bote Fé Natal é uma realização da Arquidiocese de Natal em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Jovens Conectados e Sony Music. Empresas privadas e a Prefeitura do Natal também apóiam o projeto. A gravação do DVD, segundo Padre Sávio, custará R$ 1,5 milhão. "Cerca de 70% desse custo é da gravadora. O restante, conseguimos apoio com empresas privadas e com o povo", explicou. Os ingressos do show custam R$ 25,00 (pista) e R$ 60,00 (camarote).

           O Bote Fé Natal será aberto com a chegada da Cruz da peregrinação da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora. Ambos símbolos vêm de Madri e percorreram todo o país até chegar ao Rio de Janeiro/RN, em julho do próximo ano. "Será um momento de graça para nós católicos. Ter a cruz em nosso Estado durante três dias será especial", disse o administrador apostólico da Arquidiocese de Natal, Dom Matias Patrício.
Entre as atrações do show que dará origem ao DVD da JMJ está o pároco da igreja de Neópolis, Padre Antônio Nunes. "Recebi com muita alegria esse convite. Participar da gravação do DVD será um momento de alegria e confirmação da comunhão existente entre os povos", afirmou.



Fonte: Tribuna do Norte


VIII Assembléia Paroquial 2012 - 2ª Parte



          A Paróquia de São Miguel Arcanjo, convida todos os agentes de pastorais e coordenadores de capela, para participarem da segunda edição da VIII Assembléia Paroquial de Pastoral, amanhã (11), onde, trataremos assuntos associados à Campanha da Fraternidade 2012 - CF e Saúde Pública - como também re-organizar o calendário de atividades e datas fortes deste ano.
          A Assembléia terá início às 8h da manhã, seguindo até às 12h no Centro Comunitário Paroquial, por trás da Igreja Matriz. Após a reunião haverá almoço grátis para os presentes.

Cartaz da CF 2012, onde será o alvo central da Assembléia Paroquial


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Nossa Paróquia acolheu hoje o Diácono Josenilton que veio auxiliar os trabalhos pastorais


          Na manhã deste domingo, a Paróquia de São Miguel Arcanjo, acolheu com muita alegria, o Diácono Provisório Josenilton Hipólito, vindo a Diocese de Caicó, cedido por Dom Frei Delson à nós. O Diácono Josenilton está no seu estágio pastoral, para assim, poder se tornar sacerdote para a Santa Madre Igreja. Ele ficará em nossa companhia estagiando por aproximadamente seis meses até a sua ordenação sacerdotal em Caicó.
          Os nossos vigários paroquiais possuem um trabalho pastoral muito amplo e necessitam de mais força nesta caminhada. É por isso que desejamos ao nosso diácono um bom trabalho, que com certeza, será árduo, mas ao final, uma grande vitória conquistada, por que com grande zelo fará as obras do Senhor! Diácono Hipólito, seja muito bem vindo!


 
 


 
 



sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Nota aos Familiares e Amigos de Dona Geralda


          A Paróquia de São Miguel Arcanjo, vem por meio desta nota, se solidarizar com os familiares e amigos da nossa saudosa Dona Geralda. Queremos aqui pedir que Deus a dê o descanso eterno e que a Bem Aventurada Sempre Virgem Maria a acolha de braços abertos no Reino do Céu. Em sua história de comunidade, Dona Geralda foi uma grande batalhadora pela construção da Capela do Divino Pai Eterno na comunidade de  sua residência, o sítio Mulungú. 
          Em nome dos nossos Vigários deixamos aqui os votos de pesar, na certeza do conforto que o Divino Pai Eterno haverá de mandar dos céus.

Dona Geralda, descanse em paz!
Dai-lhe Senhor o repouso eterno. E brilhe para ela a vossa luz!
Descanse em Paz! Amém!



quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Paróquia de São Miguel celebrou hoje com muito júbilo os 15 anos de Ordenação Sacerdotal de Pe. Valdeci

"Fazei isto em memória de Mim!" (Lc. 22.19)

          A Paróquia de São Miguel Arcanjo (RN) alegra-se com os 15 anos de Ordenação Sacerdotal de seu Pároco o Pe. Valdeci Donato. Foi celebrada na noite de 02/02 as 19hs a Solene Eucaristia de Ação de Graças pela passagem desta data tão importante. Os fiéis lotaram a Igreja Matriz agradecendo a Deus pelo ministério sacerdotal do Pe. Valdeci. Concelebraram o Pe. José Mário (Vigário), o Pe. Netinho (Pároco de Pau dos Ferro) e o neo-sacerdote o Pe. Gleidimar (Diocese de Campina Grande). Desejamos ao Pe. Valdeci as bênçãos de Deus.
          Em suas palavras, o Padre debutante exprimia: "Ao escolher este tema da minha ordenação a 15 anos atrás, tenho cada vez mais claro, que o que vem me sustentando na fidelidade do meu ministério sacerdotal é o Cristo Pão da Palavra e Pão da Vida, tudo isto vivificado pela ação do Espírito Santo na minha vida e naquele que exerço nesse ministério que Ele me conferiu e me faz exercê-lo em seu Nome e em favor de seu povo".
          Ao fim da Celebração Eucarística, houve uma confraternização entre as pastorais para comemorar esta especial data. Confiram abaixo as fotos.









Para visualizar todas as fotos: CLIQUE AQUI